Prancheta 1

CANNABIS
MEDICINAL

O QUÊ É

CANNABIS

A Cannabis ou “maconha”, que significa a mesma coisa, é uma planta de origem asiática, utilizada para diversos fins há mais de 4 mil anos. Desde 2015, a regulamentação brasileira permite o uso medicinal através da importação por pessoa física.

 

As formas de uso mais comuns são: sublingual (óleos), orais (gummies ou cápsulas) e tópica (pomadas ou cremes).

CANNABIS MEDICINAL

A definição de Cannabis Medicinal é quando a planta é utilizada para fins terapêuticos e tratamentos de doenças onde é comprovada sua segurança, eficácia e controle de proporções. A planta possui compostos chamados canabinoides, que possuem propriedades medicinais muito benéficas ao organismo.

OS MAIS POPULARES SÃO:

CBD

Suas propriedades mais estudadas são seus efeitos ansiolíticos, antidepressivos, antiepilépticos e neuroprotetores, muito utilizado para tratamento de ansiedade, depressão, epilepsia e também para situações que causam neuroinflamação, como o Parkinson, Alzheimer e autismo.

thc

É famoso pelo potente efeito analgésico, podendo ser 2x mais forte que a morfina no tratamento da dor crônica. Também é um ótimo relaxante muscular, indutor do sono e redutor de náuseas e vômitos, muito indicado para pacientes oncológicos, e também reduz a espasticidade, como na esclerose múltipla.

CBG

Canabinoide com o maior potencial anti-inflamatório, principalmente em doenças autoimunes, como o lúpus, artrite reumatoide e doenças inflamatórias intestinais. Além disso, aumenta o foco e a concentração e é neuroprotetor, sendo um ótimo aliado do CBD em casos de TDAH e autismo.

CBN

Potente indutor do sono, relaxante muscular e ansiolítico, sendo uma ótima opção para o tratamento da insônia.

COMO FUNCIONA O TRATAMENTO COM

CANNABIS

SISTEMA ENDOCANABINOIDE

Da mesma forma que possuímos o Sistema Nervoso, Sistema Cardiovascular, temos um Sistema Endocanabinoide! Nosso corpo possui diversos processos fisiológicos, como o apetite, humor, resposta inflamatória, cognição, coordenação motora, entre outros.

 

Por diferentes motivos, esses processos podem ficar desregulados devido o estresse, a falta de sono e esse sistema é o responsável por regular, ou seja, fazer com que tudo volte a funcionar da maneira que deveria, atuando no equilíbrio do nosso organismo. Como o nome já diz, ele produz endocanabinoides que são os responsáveis por atuar nessa homeostase, atuando em todo os processos fisiológicos, principalmente associados ao cérebro e sistema imunológico.

Já é comprovado cientificamente que todas as patologias crônicas que afetam nosso sistema nervoso e sistema imunológico, como doenças neurológicas, psiquiátricas, autoimunes e que geram dor ou inflamação crônica levam à Síndrome da Deficiência Clínica Endocanabinoide, ou seja, nosso sistema endocanabinoide não consegue produzir endocanabinoides o suficiente para regular o processo que está desequilibrado cronicamente.

É neste momento que entra a suplementação através dos fitocanabinoides, que são encontrados na planta Cannabis sativa, pois estes atuam de maneira similar e o sistema volta a ser estimulado de forma eficaz e contribui na melhora de muitos sintomas.

PARA QUE É

RECOMENDADO?

bg_cannabis_medicinal_mobile